segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Você é Portador de Diabetes? Então MEXA-SE-21/06/2010


Existem dois tipos principais de diabetes, o tipo 1, também chamado de DM1, e o tipo 2, chamado de DM2, que vem crescendo em todo mundo em função de diversos fatores como o envelhecimento populacional e, especialmente, o estilo de vida atual, em que o sedentarismo é grande e a alimentação é comumente inadequada
Os benefícios que os exercícios físicos proporcionam a quem é portador de Diabetes são comprovados, mas, infelizmente, a prática esportiva ainda não é tão popular entre as pessoas que têm a doença.
Estudos mostram que o exercício físico é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2 de 35% a 40%. O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular, assim como para o desenvolvimento da obesidade e do diabetes. Além de exames periódicos, a prática de exercícios regulares, pelo menos uma caminhada diária de 30 minutos, é uma das principais recomendações da Federação Internacional de Diabetes.
Mas, apesar de ser extremamente importante e necessária, a prática esportiva por pessoas com diabetes requer cuidados específicos. Em pacientes com DM1, ou ainda naqueles com DM2 em uso de insulina, pode ocasionar hipoglicemia, que é a queda excessiva da glicose no sangue. Assim, o acompanhamento para realizar o controle metabólico adequado do paciente, é essencial para a obtenção de resultados positivos com a prática de exercícios. Nesse sentido, vale ressaltar o importante papel da automonitoração glicêmica, permitindo que o próprio paciente seja o primeiro a fazer a manutenção de sua saúde.
A cada 10 segundos, uma pessoa contrai o diabetes no mundo e a doença já é a quarta causa de mortes no planeta. Dados recentes do Ministério da Saúde, de novembro de 2009, mostram que a mortalidade por diabetes está aumentando no Brasil. Esse cenário, somado a todos os benefícios já citados, só reitera a importância da adoção de medidas de incentivo à prática esportiva por pessoas com diabetes
ATENÇÃO
Cumprindo o seu papel, que é dar assistência ao diabético, A ABAD, oferece gratuitamente a todos os portadores de Diabetes, familiares e cuidadores:
1 -Nutricionistas
a.      Orientação nutricional em grupos e individual.    
b.      Aulas de Culinária Diet.( preparo e degustação)
2 - Psicólogas
Promoção de Educação em Diabetes por meio da motivação e aceitação da doença.

Antonia Alzira Seraphim
Presidente da ABAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário