terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DO DIABETES NA ABAD-2010

ABAD no Dia Mundial do Diabetes


O Dia Mundial do Diabetes é mais do que uma campanha de conscientização em um único dia. É um grito de guerra diário para aumentar nosso conhecimento a respeito do diabetes, pois ele nos afeta cada vez mais.


A ABAD ( Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético) realizou nos dias 09, 10, 11 ,12 e 13 de novembro, uma campanha de alerta sobre a doença “silenciosa”.


No 09/11, na sede da ABAD, muitas pessoas participaram da tarde de conscientização sobre o uso correto do glicosímetro. A Dra Bibiana, endocrinologista e diretora médica da Associação, proferiu palestra sobre a importância da avaliação das glicemias de jejum e pós-prandiais. Realizou testes nos participantes e tirou dúvidas.(Fotos-Palestra glicosímetro)


Nos dia 10, 11 e 12, na sede ABAD, alunos dos cursos de Nutrição e Enfermagem e Professores da Etec "Dr. Domingos Miniccuci Filho" e Podólogas, atenderam todos que procuram informações, controle e detecção de Diabetes.
As Podólogas atenderam os Portadores de Diabetes com avaliação e instruções sobre os cuidados especiais com os pés Contamos também com a participação e patrocínio do “Zé do Queijo” que ofereceu diferentes produtos diet para organizarmos uma mesa de café da manhã aos participantes . Todos os funcionários da empresa fizeram os Testes de Glicemia, Aferição da Pressão Arterial e verificaram o IMC. Dia 13 de novembro, a campanha foi realizada na Farmácia e Manipulação Coração de Jesus. Aos sábados, na praça em frente à farmácia, é realizada uma feira livre muito freqüentada pela população de Botucatu. Todos os feirantes procuraram informações, fizeram os testes e receberam brindes da Farmácia. Foi grande o fluxo de pessoas durante toda a manhã, não só os consumidores habituais da feira como também a população que atendeu aos chamados da imprensa falada e escrita da cidade.

Observações durante a campanha

O Diabetes atinge mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil mais de 10 milhões têm a doença. E o mais preocupante é que a maioria da população não faz exames para medir a glicose e não tem conhecimento dos danos que o Diabetes mal controlado pode causar.

Os Portadores de Diabetes tipo 2 não recebem, gratuitamente, da rede pública,o monitor de glicemia e as tiras reagentes. E dos que tem esse material, adquirido com recursos próprios, muitos não têm a menor ideia de como utilizá-los adequadamente.

A grande maioria deles realiza apenas glicemias de jejum, sem nenhuma orientação sobre a importância da avaliação das glicemias pós-prandiais. Pior ainda, quando perguntados se algum profissional de saúde analisa os resultados das glicemias para orientar eventuais necessidades de alteração do tratamento, a resposta era “não.

Durante a campanha, detectamos que a maioria dos pacientes de Diabetes tipo 2 estava com o índice glicêmico elevado e sem a possibilidade de imediato atendimento, pois , pacientes do SUS não têm consultas sem agendamento. Esperamos que o Poder Público dê mais atenção ao Diabetes.

 EDUCAR PARA PREVENIR.

Antonia Alzira Seraphim
Presidente da ABAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário