O importante é entender a doença para aprender a manejá-la corretamente visando uma boa qualidade de vida e o controle das complicações.
O controle do Diabetes depende do conhecimento sobre a doença, o que possibilita um bom controle da glicemia, o uso correto da medicação, a realização e boa interpretação dos exames, a adoção de uma dieta adequada e a realização de atividade física. Aliás, todas as pessoas, apresentando ou não Diabetes, deveriam seguir esses objetivos, pois este é o caminho na busca da prevenção das doenças e da longevidade com saúde.
Os Portadores de Diabetes necessitam realizar exames periódicos, pois podem não ter sintomas, mesmo com altas taxas de açúcar no sangue.
É importante entender porque esses exames são feitos e como interpretá-los corretamente para que se possa corrigir a glicemia através dos medicamentos, da dieta e dos exercícios.
Glicemia de Jejum:Consiste na coleta de uma amostra de sangue após jejum de 8 horas.
Hemoglobina Glicosilada:mede a média de glicose sanguínea em 3 meses, tornando-se um marcador do controle da glicemia
Teste de Glicemia Capilar: É o teste feito com uma gota de sangue colhida no dedo. Ele serve para a monitorização dos níveis de açúcar no sangue e controle da dose de insulina.
Portadores de Diabetes controlados podem medir sua glicemia duas a três vezes por semana, antes das refeições em alguns dias e 2 horas pós-refeições em outros dias. Portadores de Diabetes instáveis, grávidas, ou com infecção ou stress grave, deverão medir com maior freqüência, como antes e duas horas após as refeições, antes de deitar e, às vezes, de madrugada.
É importante ter anotações do horário e da dose de insulina, do que foi ingerido na refeição anterior e do exercício realizado para poder analisar, manter o que está certo e corrigir eventuais erros e, também para que se possa discutir com o médico as dúvidas que surgirem.
SEMPRE consulte um médico, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".
Os valores normais de glicemia são:
Em jejum — até 100mg%.
Duas horas após as refeições — até 160mg%, idealmente até 140mg%.
Glicemias acima de 180 mg% indicam mau controle do Diabetes.
Antonia Alzira Seraphim.
Presidente da ABAD
Sugestão para o lanche da tarde
REFRESCO DE MELÂNCIA
Rendimento: 4 copos
Ingredientes
4 xícaras (chá) de melancia sem sementes
1 xícara(chá) de água
2 copos de iogurte desnatado
2 colheres(chá) de gengibre ralado
Folhas de hortelã para decorar
Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Distribua em copos e decore com hortelã. Sirva gelado.
Informações nutricionais:
1 porção = 1 copo=240ml
Calorias .......... 82
Proteínas......... 5,3g
Carboidratos.... 14,6g
Colesterol........ 88mg
Nenhum comentário:
Postar um comentário