O diabetes é uma verdadeira epidemia, que entrou, ficou, cresceu exponencialmente e se não se fizer nada de concreto, se não se passar de palavras aos atos, será responsável em curto prazo por uma substancial redução da esperança de vida dos portadores de diabetes
Atualmente, cabe aos portadores de Diabetes a última palavra sobre os cuidados com a sua doença. Por isso, a saúde dos diabéticos está mais no que lhes é ensinado do que nos medicamentos que lhes são prescritos. Está na capacidade de assumirem o autocontrole, que lhes permitirá viver como se não tivessem nenhuma doença.
Mas, no dia-a-dia, deparamos com diabéticos que não cumprem o que os médicos lhes receitam, que continuam a não aderir aos cuidados que lhe são prescritos, que persistem em comportamentos de risco. Ou seja, não compreendem que o verdadeiro poder do controle da doença está neles próprios.
As pessoas com diabetes são as responsáveis por mais de 95% dos cuidados de que necessitam, pois precisam:
Manter uma alimentação saudável. Praticar atividade física adequada. Fazer monitoramento de glicemia. Saber adaptar a medicação aos valores de glicemia, do tipo de alimentos ingeridos, da atividade física praticada. Saber reconhecer os sintomas de hipoglicemia ou hiperglicemia que necessitam de cuidados médicos. Controlar a pressão arterial, o colesterol, o funcionamento dos rins, a saúde dos olhos. Ter cuidados especiais com os pés. Tomar medicação para todos os problemas que possam coexistir, pois o diabetes não dá nenhuma proteção.
Por isso as consultas para os Portadores de Diabetes necessitam de vários profissionais de saúde, ou seja, de uma equipe multidisciplinar. Mas é responsabilidade do próprio portador de diabetes fazer a ponte entre todos os profissionais.
ATENÇÃO PORTADORES DE DIABETES
A ABAD, com o objetivo de promover EDUCAÇÃO EM DIABETES, para portadores, familiares, amigos, e todo membro da comunidade interessado em aprender sobre esta doença, que atinge a população mundial, em índices cada vez mais crescentes, oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, psicólogas, fisioterapeuta, orientador de atividade física e voluntários (portadores de diabetes ou familiares).
Participem de nossas atividades, gratuitas aos portadores de diabetes: Orientações nutricionais, apoio psicológico, atividades físicas e de fisioterapia, aulas de capacitação culinária.
INFORMAÇÕES: ABAD . Telefone 3815 3244
Antonia Alzira Seraphim ( Presidente da ABAD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário