domingo, 19 de setembro de 2010

DIABETES E PROBLEMAS SEXUAIS-15/09/2010

Todos nossos tecidos e órgãos são supridos por nervos e vasos. Uma prova disto é o que acontece na pele: um cortezinho em qualquer lugar sangra, e nós sentimos estímulos sempre que há qualquer contato sobre nosso corpo.
            Os nervos que controlam nossos órgãos internos são chamados autonômicos, e eles controlam a digestão e a circulação sem que o indivíduo tenha consciência ou tenha que pensar a respeito
O corpo também responde a estímulos sexuais involuntariamente, governado pelos nervos autonômicos que aumentam o fluxo de sangue nos genitais e relaxam a musculatura. 
No Diabetes Mellitus (DM), nossos vasos sofrem endurecimento e diminui o diâmetro por onde passa o sangue. Os nervos também sofrem lesões no diabético, pois eles ficam intoxicados com o açúcar, e com o tempo perdem sua capa protetora e deixam de funcionar.   
  Por isso, tanto homens quanto mulheres diabéticas podem desenvolver problemas sexuais secundários a lesão de pequenos vasos e nervos. A diminuição do fluxo sangüíneo causada pela lesão neurológica ou vascular, associada à alteração do controle autonômico muscular, pode levar a disfunção sexual neste pacientes.
Em homens, a disfunção sexual mais freqüente é a disfunção erétil, que é a inabilidade de ter uma ereção firme o suficiente para fazer a penetração. A porcentagem de disfunção erétil em homens diabéticos gira em torno de 50 %. Homens com diabetes têm 2 a 3 mais chances de desenvolver impotência do que os não-diabéticos. Esta costuma a aparecer 10 a 15 anos antes dos não-diabéticos e pode ser o primeiro sinal de diabetes em indivíduos com menos de 45 anos.
Além do DM, também podem causar impotência a hipertensão arterial, doenças renais, alcoolismo, tabagismo, alterações hormonais e alguns medicamentos.  Ás vezes, também, a impotência ocorre em quadros psicológicos graves.
E as mulheres?
Muitas mulheres portadoras de Diabetes apresentam problemas sexuais. Cerca de 30 % das mulheres com diabetes tipo 1 e 40 % com o tipo 2 podem apresentar problema sexual em algum grau. Em geral, as queixas são diminuição do desejo (libido), diminuição da lubrificação, dor à penetração e ausência de orgasmo.
Outras causas de disfunção sexual feminina incluem as mesmas que as masculinas e também a gestação, menopausa e infecções ginecológicas.
Desta forma, durante a consulta com seu endocrinologista, você deve relatar se tem alguma disfunção sexual. Cabe ao seu médico investigar a causa, usando exames clínicos e laboratoriais.
O controle glicêmico adequado, uma dieta saudável, atividade física regular e tratamentos para depressão e outros problemas emocionais podem melhorar o desempenho sexual de mulheres e homens diabéticos.

Bibiana Prada de Camargo Colenci
Médica Endocrinologista – CRM 93718


Goiabada caseira diet
Ingredientes :
6 goiabas vermelhas grandes
1/2 litro de água
1 envelope de gelatina em pó sem sabor vermelha
suco de 1 limão
20 gotas de adoçante
Modo de Preparo:
 Lave as goiabas, corte-as em pedaços e leve-as para cozinhar na água até que se desmanchem. Passe as goiabas pela peneira e volte à panela; deixe apurar. Se necessário, vá juntando água aos poucos. Deverá render 1/2 litro de purê. Dissolva a gelatina em 1/2 xícara (chá) de água fria e junte ao purê de goiaba; mexa bem. Retire do fogo, junte o suco de limão e adoçante. Deixe esfriar e leve à geladeira.

Rendimento:  30 colheres
calorias por porção; 24,28
carboidratos:  5,34g


Nenhum comentário:

Postar um comentário